Os 12 arquétipos de marca, um guia para mulheres e empreendedoras que querem construir marcas pessoais e empresariais irresistíveis e conectadas com a sua essência: tudo o que você precisa saber sobre construção de Marca e o Poder dos Arquétipos está aqui
As marcas Magas são aquelas capazes de oferecer momentos mágicos para seus consumidores. Hotéis, spas e champanhe são bons exemplos de empresas que podem se beneficiar dessa personalidade. Esse arquétipo também pode ajudar a conquistar o público caso seu produto ou serviço tenha origem exótica. Tecnologias muito inovadoras e até mesmo produtos de limpeza podem usar esse arquétipo. Mas NÃO É SÓ ISSO. Tudo o que você precisa saber sobre o arquétipo do Mago está aqui.
Você conhece essa história?
Um menino de 10 anos morou toda a vida com os tios ― que claramente não gostam dele ― e um primo mimado. De repente, ao completar 11 anos, descobre que é um bruxo poderoso e tem uma vaga garantida na mais prestigiada escola de magia. O sucesso dos livros e, mais tarde, dos filmes contando a história de Harry Potter mostra como o arquétipo do Mago é poderoso.
Outro grande exemplo da cultura pop que encarna o arquétipo do mago é o mestre Yoda, de Star Wars. Esse personagem é extremamente sábio e tem o papel de ensinar um dos personagens principais a dominar a “força” ― uma energia que permeia todas as coisas. Se você souber utilizar corretamente esse arquétipo e sua marca for capaz de transmitir verdade, será muito fácil encantar o público com a ideia de coisas místicas, incompreensíveis e falando sobre a cura da mente, do coração e do corpo.
As características do arquétipo Mago
A Maga também é conhecida como visionária, catalisadora, inovadora, xamã ou agente de cura. Essencialmente, esse arquétipo tem a capacidade de mudar o comportamento das pessoas tocando suas consciências ― esse é o poder da magia.
A Maga faz parte do grupo que busca mestria e tem como missão transformar e curar a sociedade. O maior medo do arquétipo é sofrer consequências negativas de algo que deu errado, e ele pode cair na armadilha de tornar-se manipulador. Por outro lado, seu maior dom é encontrar soluções em que todos ganham. A maga deseja conhecer as leis fundamentais do Universo e sua meta é tornar os sonhos realidade.
Sinta a vibe da maga neste vídeo aqui:
Agora nós já podemos avançar para entender três pontos fundamentais na hora de construir uma Marca Maga:
- As Marcas Magas
- Clientes da Marca Maga
- Construção da Marca
As marcas Magas
Se você se identifica com esse arquétipo de marca e o seu produto ou serviço carrega uma promessa de transformar o consumidor, mesmo que isso seja implícito, a sua empresa pode crescer muito usando essa personalidade. Caso a sua marca ofereça algo contemporâneo ou possua um elemento espiritual, essa também pode ser uma boa opção.
Um grande exemplo de sucesso do uso desse arquétipo é a marca Mastercard. Aposto que você lembra do slogan: “existem coisas que o dinheiro não compra… para todas as outras, existe Mastercard”.
A magia começa quando, com apenas um “pedacinho de plástico”, um cartão de crédito, vem junto a promessa de comprar tudo o que é possível. A frase mostra toda a facilidade que a marca promete. Com um cartão desses, você pode ter o que quiser de forma muito fácil!
Ao mesmo tempo, a empresa também reconhece que não há valor apenas nos bens materiais. É como se a empresa informasse aos seus consumidores que entende que seres humanos desejam mais do que apenas o consumo. Por isso, nas campanhas publicitárias, a ideia principal era mostrar, no geral, que os bens materiais eram um caminho para chegar a uma experiência.
Clientes da Marca Maga
Não é difícil trabalhar o marketing para conquistar os clientes ideais para o Mago. Assim como acontece em todos os outros arquétipos, é preciso vivenciar verdadeiramente os valores dessa personalidade dentro da sua empresa. E lembre-se, os clientes que acreditam ser os criadores de suas próprias vidas vão se sentir mais fortemente atraídos pelo Mago.
Em uma organização que funciona de acordo com as características do Arquétipo Mago, os valores e resultados são decididos em consenso. Por isso, é possível ter muita flexibilidade na estratégia para chegar às metas. Também é comum não existir uma hierarquia forte e, consequentemente, as equipes organizam-se sozinhas.
Nos negócios Magos de sucesso, os colaboradores também não abrem mão de valorizar as conquistas e sentir gratidão, o que torna o ambiente ainda melhor para se trabalhar.
Construção do Arquétipo do Mago
Para evocar o arquétipo do Mago é preciso criar um clima místico. Os tons de roxo e lilás ajudam nisso e, geralmente, estão presentes na paleta dessa marca, mas você não precisa ficar igual a todo mundo. Tons de azul que lembram o céu noturno também podem ajudar na composição. Para as fontes, o ideal é escolher fontes fora do comum, diferentes, que remetem a algo esotérico.
Para ajudar a criar o clima do mago, imagens de ambientes com incensos, por exemplo, podem ser úteis. Cristais, cartas de tarô e bolas de cristal tem tudo a ver com esse arquétipo. Mas atenção! Você não “tem que” usar esses elementos, você pode ter uma identidade de marca forte e construir um universo que evoca a maga, sem isso.
E aí, águia soberana? Se identifica com o Arquétipo da Maga?
Já notou que recentemente eu estou evocando a maga que habita em mim?
Você quer se tornar a marca mais desejada do seu mercado, atraindo clientes apaixonados todos os dias, através do Poder dos Arquétipos?
Então clica abaixo 👇