Os 12 arquétipos de marca, um guia para mulheres e empreendedoras que querem construir marcas pessoais e empresariais irresistíveis e conectadas com a sua essência: tudo o que você precisa saber sobre construção de Marca e o Poder dos Arquétipos está aqui
O Cidadão é o arquétipo que deseja conexão. Ele faz parte do grupo da Pertença, assim como o Amante e o Performático. Essa personalidade não quer destaque. Ao contrário, deseja fazer parte de um grupo. Tudo o que você precisa saber sobre o arquétipo do Cidadão está aqui.
“Trabalhe duro e permaneça humilde”

Você conhece essa história?
A história de seis jovens amigos, com diferentes personalidades, contada durante 10 anos, desde o início da vida adulta. Sucessos e fracassos nos relacionamentos e a jornada profissional de cada um. São pessoas comuns, que enfrentam desafios do dia a dia e encontram diversão e apoio uns nos outros. Talvez você não ache essa ideia de série muito interessante. Porém, certamente, você já assistiu ou, pelo menos, ouviu falar em “Friends”.

O roteiro mostra a vida de pessoas comuns vivendo em Nova York com uma amizade muito forte entre elas. Friends teve 10 temporadas e, entre suas premiações, recebeu 62 indicações ao Emmy (venceu em seis delas). O último capítulo (em maio de 2004) foi exibido na Time Square e chegou a ter mais de 52 milhões de espectadores. Esse é um exemplo muito claro de como o arquétipo do Cidadão pode tocar e alcançar as pessoas. Afinal de contas, independentemente de outras vontades, todos desejam contato com outros seres humanos.
As características do arquétipo Cidadão
O Cidadão é um dos arquétipos que busca fazer parte de um grupo e ajuda a ver valor em todos. O maior medo é destacar-se demais, parecer arrogante e ser rejeitado por isso e a grande armadilha do cidadão é abrir mão da sua personalidade para ser aceito. A empatia e a ausência de vaidade são grandes dons dessa personalidade, que tem a conexão com os outros como desejo básico.
Sinta a vibe da cidadã neste vídeo aqui:
Agora nós já podemos avançar para entender três pontos fundamentais na hora de construir uma Marca Cidadã:
- As Marcas Cidadãs
- Clientes da Marca Cidadã
- Construção da Marca
As marcas Cidadãs
As companhias do arquétipo do Cidadão devem passar a ideia de serem simples, comuns, o que faz com que pareçam genuínas. Essa é a identidade ideal para produtos ou serviços de uso na vida cotidiana.
Se a sua essência está conectada com o Cidadão e você deseja se diferenciar de marcas caras e elitistas, ou se o objetivo da empresa é ajudar as pessoas a pertencerem ou se sentirem integradas a um grupo definido, o cidadão também pode ajudar a formar a identidade do seu negócio.
Um grande sucesso desse arquétipo é a marca Hering, que usa o slogan “O Básico do Brasil”. As roupas da empresa são simples e geralmente sem estampas. Você não vai se destacar usando essas peças, mas vai garantir conforto e se identificar com um grupo.
Além disso, a Hering prioriza a diversidade nas suas peças publicitárias. Ao entrar no Instagram da marca, você vai encontrar negros, brancos, jovens, idosos, magros, gordos, altos, baixos. Quem veste essas roupas não são as pessoas inatingíveis, mas pessoas reais, que encontramos no nosso dia a dia.
Clientes da Marca Cidadã
Nas empresas que adotam esse arquétipo, em geral, não há uma hierarquia forte. As decisões, nesse caso, são tomadas em grupo, de forma democrática. Além disso, os funcionários acabam usando roupas informais e não são valorizados símbolos de status. Se as características do arquétipo forem aplicadas de forma correta, há grandes chances de os colaboradores sentirem e compartilharem o orgulho de pertencer a essa instituição.
Os clientes do Cidadão sentem-se confortáveis e incluídos em um grupo – seu grande desejo. Por isso, o marketing que funciona nesse caso é aquele em que se consegue oferecer um ponto de união entre as pessoas e criar um senso forte e verdadeiro de comunidade.
Construção do Arquétipo do Cidadão
Se você se identifica com o arquétipo Cidadão, escolha uma paleta com cores em tons pastel. O cara comum, como também é chamado, é o tipo de pessoa que usa calça jeans e uma camiseta básica, então cores vibrantes não combinam com essa personalidade. Fontes vintage podem ajudar a transmitir a mensagem do cidadão, assim como letras clássicas e com serifa.
Um churrasco com amigos é uma imagem que remete a esse arquétipo, da mesma maneira que imagens com pets. All star, calça jeans e uma long neck também ajudam nessa composição são itens básicos nessa composição.


E aí, águia soberana? Se identifica com o Arquétipo da Cidadã?
Você quer se tornar a marca mais desejada do seu mercado, atraindo clientes apaixonados todos os dias, através do Poder dos Arquétipos?
Então clique no botão abaixo 👇
