Os 12 arquétipos de marca, um guia para mulheres e empreendedoras que querem construir marcas pessoais e empresariais irresistíveis e conectadas com a sua essência: tudo o que você precisa saber sobre construção de Marca e o Poder dos Arquétipos está aqui!
Assim como o criador e o governante, o cuidador é um arquétipo extremamente forte. Os três fazem parte do grupo que deseja a estabilidade e o controle. Essa personalidade está mais preocupada em cuidar das dores dos outros e a sua forma de manter as coisas em ordem e sob controle é “cuidando de tudo e de todos”. Além disso, é capaz de antecipar as necessidades e criar ambientes onde todos sintam-se seguros. Tudo o que você precisa saber sobre o arquétipo do Cuidador.
Você já ouviu essa história?
Um homem de origem humilde, esperado por seus pais e que sempre recebeu muito amor. Conforme o tempo passa e ele cresce, todos percebem que possui muitas habilidades capazes de ajudar as pessoas.
Esse jovem usa seu tempo e energia para falar aos outros sobre amor e cuidado. Enquanto isso, ele mesmo demonstra inúmeros atos de amor e zela pela saúde e segurança de seus amigos e de desconhecidos que encontra pelo caminho.
Independente da sua crença ou da sua religião, você certamente já ouviu essa história. Jesus é a personalidade mais famosa de todos os tempos e representa perfeitamente o arquétipo do cuidador – combinado com o inocente, o mago e o herói (combinação de arquétipos é assunto para o final deste post).
Características do arquétipo
O medo do cuidador é sofrer com o egoísmo e a ingratidão. Uma das suas principais armadilhas é ser enganado e a grande meta desse arquétipo é AJUDAR outras pessoas. Seus dons são a compaixão e a generosidade. Seu desejo básico é proteger os outros do mal.
Sinta a vibe da cuidadora neste vídeo aqui:
Agora nós já podemos avançar para entender três pontos fundamentais na hora de construir uma Marca Cuidadora:
- As Marcas Cuidadoras
- Clientes da Marca Cuidadora
- Construção da Marca
As marcas do Cuidador
O cuidador é ótimo para entidades sem fins lucrativos. Mas calma, você pode (e deve) usá-lo, mesmo que esse não seja o seu caso 😅. Qualquer produto ou serviço que carregue a ideia de proteção, como seguros, planos de saúde, limpeza de casas, jardinagem, cuidados com crianças ou idosos, consertos, e até roupas, podem se beneficiar desse arquétipo. Lembra da Malwee? Gostosa como um abraço.
Se você se identifica com essa personalidade e sua empresa tem um atendimento ao consumidor excelente, o Cuidador é uma boa opção. Marcas que oferecem serviços na área da educação ou ajudam os consumidores a permanecerem conectados também podem se beneficiar do Cuidador.
Uma das marcas mais conhecidas do cuidador é a Johnson & Johnson. O arquétipo é tão claro que está até no slogan: “Há mais de 100 anos cuidando de você, para uma vida mais saudável”. Com linhas de medicamentos e produtos de higiene, inclusive para bebês, o Cuidador foi uma excelente escolha para conquistar o público.
No Instagram da empresa, todos os conteúdos são voltados para conscientizar, alertar ou ensinar sobre cuidados com a saúde. Ao longo da pandemia, a companhia ainda dedicou um espaço especial para tratar sobre isso no seu canal do Youtube.
Clientes e empresas do Arquétipo do Cuidador
Se você se identifica com essa personalidade, precisa ter muito cuidado para não reproduzir um estereótipo superficial do arquétipo. Quando as marcas conseguem expressar o cuidador da melhor forma, provam ter empatia, escutar o que o consumidor deseja, demonstram coerência e provam ser seguras e confiáveis.
Para criar um planejamento de marketing de sucesso em uma empresa cuidadora, é essencial destacar a preocupação dos próprios consumidores com o bem-estar dos demais. Além disso, tais empresas não terão só o trabalho de dizer que se importam, mas precisarão provar isso.
Você conhece a Volvo? Marca de veículos que se orgulha por fabricar o carro mais seguro do mundo. Veja as propagandas e o posicionamento da empresa revelar, de uma maneira muito forte, o arquétipo do cuidador.
Se você se identifica com esse arquétipo de marca, mesmo que dê trabalho, o resultado final da construção desse seu posicionamento será a confiança dos consumidores, que ainda farão questão de divulgar o seu produto ou serviço.
Construção do Arquétipo do Cuidador
As cores do cuidador são discretas e delicadas. Na paleta, você poderá usar o azul, o amarelo, o verde e o rosa, por exemplo. Mas opte, se possível, por tons pastéis. Para a construção da identidade visual, o uso de fontes sans serif e manuscritas é uma ótima opção. Evite letras em negrito, o cuidador pede letras finas e delicadas.
Um campo de lavanda, algumas folhas de hortelã e um chá quentinho são apenas alguns dos exemplos de imagens que podem te ajudar a evocar esse arquétipo. Uma vela aromatizada, um cobertor aconchegante e peças de tricô também são símbolos que ajudam a criar um clima que tem tudo a ver com o cuidador.
E aí, águia soberana? Você se identifica com o Arquétipo da Cuidadora?
Lembra que eu te falei ali atrás sobre combinação de arquétipos?
É isso que traz personalidade única para marcas, sobretudo quando se trata de uma marca pessoal e isso você aprende a fazer comigo dentro do meu curso.
Se você quer se tornar a marca mais desejada do seu mercado, atraindo clientes apaixonados todos os dias, através do Poder dos Arquétipos,
Então clique abaixo
Eu vou te ensinar a fazer isso!