Os 12 arquétipos de marca, um guia para mulheres e empreendedoras que querem construir marcas pessoais e empresariais irresistíveis e conectadas com a sua essência: tudo o que você precisa saber sobre construção de Marca e o Poder dos Arquétipos está aqui
Podemos encontrar o arquétipo do sábio com facilidade na política, no mercado da educação, ou em marcas que transmitam informação, como jornais, revistas, instituições de ensino e museus, por exemplo. A ideia dessas empresas ou personalidades é ajudar os clientes a pensar, encontrar a verdade e oferecer as informações necessárias para uma tomada de decisão mais eficiente.
“Se você pensa que conhecimento é caro, experimente a ignorância”

Você conhece essa história?
Um crime choca uma cidade inteira. O mistério em torno do caso parece impossível de ser solucionado e nem mesmo a polícia encontra o culpado. Nesse momento, entra em cena um personagem extremamente observador e atento, capaz de ver pistas e entender padrões que ninguém mais conseguiu. Esse personagem resolve o caso e encanta a todos com sua inteligência.

Talvez você tenha pensado que esse é o resumo de algum livro do Sherlock Holmes. Ou, quem sabe, tenha lembrado da última série que assistiu. Mas essa história já foi contada várias vezes, em livros, filmes, séries, com diferentes detalhes, e mostra perfeitamente o arquétipo do sábio.
Essa personalidade também quer encontrar o paraíso e anseia por liberdade. Entretanto, diferente do Explorador e do Inocente, para o Sábio, a melhor forma de ter autonomia e construir um mundo melhor é por meio do conhecimento!
A marca Sábia tem como exemplo o erudito, o professor, o pesquisador. Além disso, um dos níveis do arquétipo também pode apelar para o ceticismo. Entretanto, é preciso ter cuidado para não haver um desligamento da realidade e deve-se tomar cuidado para não parecer arrogante.
As características do Arquétipo Sábio
O desejo básico do Sábio é a busca pela verdade e a sua meta é usar o intelecto e a análise para compreender o mundo. O grande medo daqueles que se identificam com o arquétipo é serem enganados, iludidos, ignorantes. Os maiores dons são a sabedoria e a inteligência. E a grande estratégia da marca Sábia é buscar informação e conhecimento, autorreflexão e compreensão.
Sinta a vibe da sábia neste vídeo aqui, águia soberana!
Agora nós já podemos avançar para entender três pontos fundamentais na hora de construir uma Marca Sábia:
- As Marcas Sábias
- Clientes da Marca Sábia
- Construção da Marca
As marcas Sábias
O melhor caminho para o marketing das Marcas Sábias é fugir do óbvio e fazer o consumidor pensar e sentir-se desafiado. Enfatizar o próprio trabalho e suas pesquisas também é uma boa estratégia.
Isso, porque o Sábio pode ser o arquétipo ideal para empresas que se diferenciam de outras com qualidade e desempenho inferior. Essa marca também pode estar ligada a avanços científicos ou conhecimentos esotéricos e prova sua qualidade aos clientes com dados comprováveis.
A organização dos empreendimentos Sábios promove aprendizado contínuo. Os empregados são especialistas e têm a garantia da sua liberdade de opinião. Da mesma forma, os colaboradores têm autonomia para tomar decisões e manter seu trabalho como acharem melhor.
Clientes da Marca Sábia
Os clientes do Sábio querem sentir-se mais inteligentes. Além disso, querem a sensação de ter o poder sobre suas decisões e de estarem fazendo a escolha correta. É muito comum empresas Sábias optarem por propagandas com ar elitista e mostrarem que as suas marcas são recomendadas por especialistas, por exemplo.
O cliente que se identifica com esse arquétipo não compra só um produto ou serviço, mas credibilidade. A melhor forma de conquistar a lealdade de um sábio é mostrando que você vai ajudá-lo a agir de forma mais inteligente.
Construção do Arquétipo do Sábio
A paleta de cores do Sábio pode variar, mas sempre vai indicar sobriedade, sem tons vibrantes, com predominância, em geral, do cinza, do bege, do branco e do azul claro. Para a construção de fontes que convençam esse público, o ideal é a utilização de fontes serifadas e manuscritas. Elementos gráficos como uma máquina de escrever, óculos e relógios tem tudo a ver com o arquétipo, da mesma forma que aromas como o de livros e café.


E aí, águia soberana? Se identifica com o Arquétipo do Sábio ou Sábia?
Você quer se tornar a marca mais desejada do seu mercado, atraindo clientes apaixonados todos os dias, através do Poder dos Arquétipos?
Então é só clicar abaixo👇
