Os 12 arquétipos de marca, um guia para mulheres e empreendedoras que querem construir marcas pessoais e empresariais irresistíveis e conectadas com a sua essência: tudo o que você precisa saber sobre construção de Marca e o Poder dos Arquétipos está aqui
O arquétipo do explorador ou da exploradora, também conhecidos como aventureiros, vai chamar a atenção principalmente daquelas pessoas que desejam a liberdade. É justamente por isso que a marca exploradora precisa focar seu trabalho e empatia com quem ainda não está na jornada de autodescoberta, sentindo-se preso, acreditando que a vida poderia e deveria ser mais gratificante, ter mais sentido e aventura.
Tudo o que você precisa saber sobre o arquétipo do explorador está aqui!
“Se você sente que a aventura é algo perigoso, tente a rotina… ela é letal”

Você conhece essa história?
O capitão James T. Kirk lidera uma tripulação de seis profissionais. O grupo, a bordo da nave USS Enterprise, viaja durante cinco anos em uma missão por todo o universo em busca de outras civilizações. Durante esse percurso, a equipe enfrenta desafios e supera uma série de obstáculos.
Há um motivo muito claro para Jornada nas Estrelas fazer tanto sucesso até hoje, quase 60 anos após sua estreia: a série conseguiu apresentar ao público a construção correta do arquétipo do Explorador.

Além das histórias de ficção científica sobre a exploração das galáxias, o Explorador também faz sucesso nos contos de fadas, nos relatos de viagens, nas histórias de quem começa a vida adulta, de quem deixa para trás seu casamento ou abandona sua cidade natal. O explorador quer um mundo melhor e sai em uma jornada para encontrar aquele lugar capaz de se adaptar às suas necessidades.
As características do arquétipo do Explorador
Essa personalidade faz parte do grupo de arquétipos que buscam a independência. Por isso, quem se identifica como explorador deseja liberdade para descobrir quem é e faz isso, justamente, explorando o mundo. A meta desse grupo é experimentar uma vida mais autêntica e gratificante. Essa pessoa tem medo da conformidade, do vazio interior e de cair na rotina. Os grandes dons do explorador são a autonomia, a ambição e a capacidade de ser fiel à própria alma. Entretanto, essas pessoas podem cair na armadilha de vagar sem meta por aí.
Esse arquétipo vai chamar a atenção, principalmente, daquelas pessoas que desejam a liberdade. É justamente por isso que as marcas precisam focar seu trabalho e empatia com quem ainda não está em sua jornada de descoberta, mas sente-se preso e acredita que a vida poderia e deveria ter mais aventura.
O Explorador precisa de acessórios úteis em sua jornada de descoberta, como automóveis que aguentam estradas de chão, por exemplo. Barcos e roupas fortes e confortáveis também são exemplos de desejos desse tipo de cliente.
Sinta a vibe da exploradora neste vídeo aqui:
Agora nós já podemos avançar para entender três pontos fundamentais na hora de construir uma Marca Exploradora:
- As Marcas Exploradoras
- Clientes da Marca Exploradora
- Construção da Marca
As marcas Exploradoras
Para quem se identifica e quer construir uma marca exploradora, o momento é propício. Isso, pois cada vez mais os consumidores sentem despertar em si o desejo de buscar conhecimento e libertar-se das amarras a que estão presos. Marcas como a Jeep e a Land Rover fazem isso com maestria, mas é claro que essa identificação não é exclusividade de marcas de carros. A experiência da jornada de descoberta pode ser encontrada em uma roupa, na música e até em lanches. Sem falar nas marcas pessoais, como eu e você.
O arquétipo do Explorador pode ser a identidade de uma marca que tem como objetivo ajudar as pessoas a se sentirem livres ou pioneiras em alguma coisa.
Se o seu produto pode ser usado na estrada, na natureza ou ambientes perigosos, esse arquétipo também tem tudo a ver com sua marca. Uma empresa que oferece seus produtos e serviços pela internet e não depende de proximidade geográfica ou ajuda as pessoas a expressarem sua individualidade são outros exemplos que podem encaixar-se muito bem no Explorador.
Clientes da Marca Exploradora
Esse arquétipo atrai quem quer se libertar de situações sufocantes nas quais está e viver sua real essência.
Esse tipo de consumidor valoriza a mudança, por isso pode ser mais difícil conquistar a sua lealdade. Mesmo assim, é possível ter a fidelidade de quem se identifica com o Explorador se o arquétipo for construído corretamente ― como no caso de Jornada nas Estrelas.
Além de uma forte orientação para a liberdade, esse tipo de cliente é cético com as propagandas e toma suas decisões de compra após buscar muita informação.
Construção do arquétipo do explorador
Se você quer construir corretamente uma marca com o arquétipo do Explorador, utilize uma paleta que remeta à natureza. Fontes sans serif e estilo vintage também combinam com esse arquétipo. A fogueira de um acampamento e frutos do mar são aromas que evocam o Explorador, da mesma forma que o cheiro de chuva e do mar.


E aí, águia soberana? Se identifica com o Arquétipo do Explorador ou Exploradora?
Eu confesso que é um dos meus arquétipos mais fortes e está diretamente ligado ao meu propósito de vida, um dos meus valores inegociáveis, a liberdade, e alguns dos meus poderes pessoais.
Pioneira, corajosa, autêntica, independente e ambiciosa…
É claro que todo arquétipo não carrega só coisa boa, ao lado da luz desse arquétipo, tem a sombra, uma das minhas principais armadilhas, a necessidade de estar em constante mudança, sempre em busca, inquieta e independente até demais (leia-se meio solitária, centralizadora e com dificuldade em delegar tarefas!)
Mas isso é assunto para outro post!
E você, quer se tornar a marca mais desejada do seu mercado, atraindo clientes apaixonados todos os dias através do Poder dos Arquétipos?
Então clique abaixo 👇
